23 de dez. de 2009

2ª Rodada de negociação com o setor gráfico de jornais e revistas


Na segunda rodada de negociação com o setor gráfico de jornais e revistas ficou muito claro o desinteresse patronal pela negociação salarial dos gráficos. O presidente do Sindicato patronal, Dr. Mauro Sales faltou a rodada de negociação. A comissão de negociação patronal no entanto, não justificou sua ausência.


Sem argumentos convincentes pra retirada de 22 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, e o rebaixamento de outras 15, o Assessor Sindical patronal, Ramon Esteves (foto) limitou-se a questionar a representatividade do nosso Sindicato. Em virtude da reforma estatutária de nossa entidade não ter sido ratificada, ainda, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O objetivo, além de baldear a negociação, era garantir que a próxima Convenção Coletiva de Trabalho não tenha validade para os gráficos do jornal O Povo, pois, a gráfica do jornal está localizada em Maracanaú.

Porém, ele teve que recuar da iniciativa e aceitar a validade da Convenção para o Estado inteiro, visto que a CONATIG (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas) estava representada na negociação, na pessoa do companheiro Rogério Andrade, presidente do nosso Sindicato e diretor suplente da Confederação.

Como a manobra não deu certo, o Assessor Sindical patronal, mais perdido que cachorro quando cai de caminhão de mudança, resolveu tentar justificar a retirada e rebaixamento das cláusulas. Bodejou bastante mas, não convenceu nem a ele mesmo.

Nosso Sindicato ao reafirmar o interesse na negociação, informou que não aceitará a retirada e o rebaixamento de cláusulas. Principalmente aquelas que atingem trabalhadores perto de se aposentar, trabalhadoras gestantes e as de interesse da entidade sindical. Bem como não abriremos mão das perdas salariais de 2008. Em seguida foi encerrada a segunda rodada de negociação.

PARA AGENDAR

05 de janeiro de 2010, as 14h30min., na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), terceira rodada de negociação salarial com o setor gráfico de jornais e revistas.

1 comentários:

MARTINHO SOUZA disse...

Esses patroes são ums cara de pau, tentam de todas as formas tirar as conquistas dos trabalhadores mas não vão consegir. TODO APOIO AS LUTAS DO TRABALHADORES. PAU NA VENTA DELRS.PARTITRMOS PARA A GREVE SE NESCESSARIO.