29 de nov. de 2010

Iniciadas as primeiras rodadas de negociação da Campanha Salarial 2011

Nos dias 17 e 19 de novembro, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE aconteceram as primeiras tentativas de negociação da campanha salarial dos trabalhadores gráficos que tem data-base em 1º de janeiro.
A direção do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Ceará (SINTIGRACE) declarou que, as negociações encontram-se ainda em um estágio inicial, não possibilitando uma avaliação política do quadro. Para o presidente do sindicato, Rogério Andrade, embora a avaliação não possa ser realizada, o SINTIGRACE enxerga com otimismo o início da campanha, tendo em vista que a categoria demonstrou interesse em lutar por melhores condições de trabalho.

Sindicato Patronal de gráficas rápidas e off-set falta na 1ª rodada de negociação

A negociação com o Sindicato da Indústria Editorial de Formulários Contínuos e de Embalagens Gráficas no Estado do Ceará (UNIGRAFICA), que deveria acontecer no dia 17 de novembro, foi adiada. A entidade patronal faltou a negociação e ao receber um ofício de repúdio do SINTIGRACE pelo desrespeito, a secretária executiva do UNIGRAFICA, Cilda Santos, informou que o sindicato patronal não foi comunicado da negociação.
Diante da ausência, o SINTIGRACE, solicitou uma nova rodada a SRTE.

Acontece 1ª rodada com sindicato patronal de jornais e revistas

No dia 19 de novembro foi a vez da negociação com o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará (SINDJORNAIS). O presidente do SINDJORNAIS, Mauro Sales compareceu à negociação e anunciou estar sem condições de discutir a campanha salarial no momento, pois seu assessor que estava com a minuta, faltou à negociação sem informar os motivos.
O presidente do SINDJORNAIS propôs na ocasião que fosse utilizada a mesma metodologia da negociação salarial dos jornalistas, que determinou que as cláusulas problemáticas fossem discutidas em reuniões sistemáticas pelas duas entidades ao longo do próximo ano. O SINTIGRACE através de sua representação informou na oportunidade que poderia aceitar realizar as reuniões, porém o sindicato não deixaria de discutir as cláusulas novas e modificadas em pauta.
“A minuta apresentada ao SINDJORNAIS está enxuta, possuindo apenas 10 cláusulas, portanto a direção do sindicato não abrirá mão de negociá-las durante a campanha salarial”, declarou Rogério Andrade, presidente do Sintigrace.
A próxima rodada de negociação com o SINDJORNAIS foi marcada para o dia 1º de dezembro na SRTE.