19 de jul. de 2010

Paralisações iniciadas: Trabalhadores param 2 horas na Tiprogresso

Dando início às paralisações programadas pela categoria gráfica, visando o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2010, os trabalhadores da Gráfica Tiprogresso paralisaram as atividades por duas horas nesta manhã de segunda-feira (19/07).


A mobilização foi iniciada ás 6.30 quando os primeiros trabalhadores chegaram ao local de trabalho. Um a um, os trabalhadores cruzaram os braços em frente à empresa atendendo ao chamado do Sintigrace.

Os proprietários da Tipogresso acionaram a Polícia Militar, que compareceu ao local em uma patrulha da PMTUR. Na ocasião um soldado identificado como Roberto procurou os dirigentes do Sintigrace, informando-lhes que recebeu uma denúncia que os dirigentes sindicais estavam intimidando e impedindo a entrada de trabalhadores e clientes da empresa. Porém ao tomar conhecimento que se tratava de uma informação infundada o soldado informou ao CIOPS o ocorrido e retirou-se do local com a patrulha.

Às 9.00 horas foi realizada uma reunião com os trabalhadores que optaram pela volta ao trabalho e foi aprovado que qualquer tentativa de retaliação aos trabalhadores ou desconto das horas paradas, representaria uma nova paralisação por tempo indeterminado.

A diretoria do Sintigrace informou que, como determinou a categoria, em Assembléia realizada no dia 26 de junho, as paralisações de duas horas prosseguem até quinta-feira, 22 de julho, data de uma rodada de negociação conclamada pelo Sindicato patronal.

Caso as propostas pendentes na mesa de negociação não avancem, as paralisações devem continuar por 24 h, aglutinando o movimento paredista até a deflagração de uma greve geral da categoria.