2 de fev. de 2010

Vitória: Fechada Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Gráfico de jornais e revistas.

Após 2 anos sem renovação da Convenção Coletiva de Trabalho com o setor gráfico de jornais e revistas foi fechada nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a Convenção Coletiva de Trabalho 2010 deste setor.

O acordo foi possível graças à força da categoria que tornou possível o recuo patronal em relação à Convenção Coletiva de 2009 que eles queriam levar para dissídio coletivo na justiça e a desistência em modificar a Convenção para 2010 da qual eles pretendiam retirar 22 cláusulas e alterar outras 15. Com o recuo patronal fica garantida a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2008, para 2009 e 2010.

O reajuste de salário dos gráficos do setor gráfico de jornais e revistas será de 6,50% para pisos e salários em 2009 e, em 2010, 4,61% para os pisos e 4,11% para os demais salários. O reajuste acumulado é de 11,11% nos pisos e 10,61% nos demais salários. Além do reajuste de salários e pisos os dois sindicatos comprometeram-se em discutir as prioridades das duas categorias ao longo do ano nas reuniões quadrimestrais.

A diretoria do SINTIGRACE considera que o acordo foi positivo, pois, restabelece o diálogo entre os trabalhadores e os patrões neste setor. A impossibilidade deste diálogo culminou com a greve, o não fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho do ano passado, e ainda com a demissão do companheiro Juarez Alves do jornal O Povo (demissão que o Sindicato questiona na Justiça do Trabalho).

Com o fechamento da Convenção, os companheiros dos jornais Diário do Nordeste e O Estado receberão as diferenças salariais, referente ao primeiro semestre de 2009. As diferenças incidem sobre os proventos pagos até junho de 2009, inclusive sobre férias, horas extras realizadas neste período e encargos sociais, como FGTS e contribuições previdenciárias. Essas diferenças devem ser pagas na folha de fevereiro e os trabalhadores devem ficar atentos. Em caso de dúvidas podem procurar o Sindicato.

0 comentários: