20 de mai. de 2010

Gráficos do BNB decidem por campanha salarial especifica da empresa

Trabalhadores gráficos terceirizados do BNB decidem não esperar pela Convenção Coletiva de Trabalho do setor gráfico convencional.

Os gráficos lotados no BNB são terceirizados pela empresa DELTA e outras empresas de terceirização e não dependem da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Gráfico Convencional. Sendo assim optaram pelo lançamento da campanha salarial dos gráficos do BNB que será lançada neste sábado, 22 de maio.

A proposta é apresentar uma pauta de reivindicação às empresas ou, em último caso, ao próprio banco visando o Acordo Coletivo de Trabalho que garanta o aumento de salário e melhores condições de trabalho.

Em 2009, a ESUTA, empresa de terceirização contratada da DELTA, em situação semelhante, fechou um Acordo com o sindicato que serviu de base para o contrato atual.
A novidade deste ano é a disposição que os dirigentes do Sintigrace garantem ter percebido nos trabalhadores, que por conta própria pretendem conquistar melhores condições de vida e de trabalho.

Para o Presidente do SINTIGRACE, Rogério Andrade, a luta não será fácil, mas o sindicato está orgulhoso da coragem e iniciativa dos gráficos do BNB. O presidente informa que os trabalhadores neste caso, terão uma vantagem: no contrato pactuado entre o banco e a contratada, existe uma clausula que garante aumento no valor do contrato, a fim de cobrir os reajustes salariais da categoria.