9 de mar. de 2010

Unigrafica participa da 9ª rodada de negociação alegando desconhecer desejo da categoria

Em reunião realizada no STRE, patrões afirmam desconhecer informações publicadas nos mais diversos órgãos de comunicação da categoria


Foi realizada no último dia 5 de março, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, a 9ª rodada de negociação com o Unigrafica. A negociação foi mais uma tentativa do SINTIGRACE para buscar um acordo sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2010 do setor gráfico convencional.

Durante a rodada, mais uma vez ficou claro para o nosso sindicato, o desinteresse patronal para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho. Os patrões alegaram não ter conhecimento da decisão da Categoria de não aceitar o reajuste salarial de 4,11%. Afirmaram não ter autonomia para apresentar uma contraproposta, ou tomar uma decisão caso o SINTIGRACE apresentasse uma nova proposta. O presidente do SINTIGRACE, Rogério Andrade, questionou “o papel de garoto de recados que a Unigrafica teve na SRTE.

Os patrões alegaram que não foram comunicados da decisão de nossa Categoria quanto a proposta de reajuste salarial de 4,11%, porém, a decisão dos trabalhadores foi publicada na edição número 6 de nosso informativo Voz do Gráfico e, através deste jornal, os patrões, principalmente os diretores do Unigrafica tomaram conhecimento da decisão que também foi publicada em matéria neste blog e enviada ao Unigrafica através de mensagem eletrônica.

Demonstrando responsabilidade com a Categoria e interesse em chagar a um Acordo, o Sintigrace apresentou uma proposta para o reajuste salarial, baixando a reivindicação de 8,5% para 7%

Os representantes dos patrões, os Srs. Fernando Esteves, Pedro Jorge e Eulálio Costa informaram que a proposta será apreciada pelos patrões na próxima quarta-feira, 10 de março e em seguida será dada uma resposta ao nosso Sindicato.

Outra declaração dada pelos representantes dos patões é de que só aceitam a Contribuição Assistencial com parecer positivo da SRTE e da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT. Segundo dados do DIEESE, no Ceará somente os gráficos do setor convencional, estão enfrentando problemas quanto ao desconto assistencial, para o Sintigrace isso ocorre porque existe por parte dos patrões, claro interesse em desestabilizar o Sindicato.

FIQUE LIGADO

Após a resposta patronal, o Sintigrace irá reunir sua diretoria e o Movimento Sindical para avaliar a Campanha Salarial 2010. A partir dessa avaliação serão encaminhadas algumas deliberações da nossa Categoria aprovadas na última Assembléia do dia 7 de fevereiro.